O que você procura?

sábado, 16 de janeiro de 2010

Teria sentido viver após assistir 'Avatar'?

Está aqui um bom exemplo que nem sepre a vida e a arte se bicam. No caso do filme Avatar, um fenômeno está deixando as pessoas preocupadas. Alguns fãs do filme afirmam terem ficado deprimidos e com pensamentos suicidas por não serem capazes de visitar o perfeito planeta Pandora, cenário do filme (!)
O longa, que retrata a vida de alienígenas azuis de uns três metros de altura que vivem no que se poderia chamar de paraíso, um mundo maravilhoso, fez com que alguns fãs - fanáticos - inundassem a rede expondo seus pensamentos confusos. Em um site dedicado ao fantástico universo de James Cameron, existem mais de mil postagens dedicadas ao assunto.
“Quando acordei pela manhã, depois de assistir Avatar pela primeira vez, achei o mundo mais cinzento. Ele parece tão sem sentido. Eu realmente não vejo nenhum motivo para fazer coisa alguma. Vivo em um mundo agonizante“, declarou um leitor.
Em outro site, segundo o Daily Mail, um fã foi mais além, admitindo: “Eu tenho pensado em suicídio. Pensando que se eu fizer isso vou renascer em um mundo semelhante ao Pandora“. Ora, por favor!
Talvez a explicação esteja na tecnologia empregada no filme. Este mundo de fantasia, com suas plantas estranhas e maravilhosas, como os animais são trazidos à vida utilizando efeitos especiais impressionantes.
Além de tudo isso, Avatar também carrega um debate racial. O escritor e diretor do filme, James Cameron, diz que o verdadeiro tema está no respeito pela diferença dos outros.
Somando-se à dinâmica racial, os personagens principais são interpretados por atores de cor.
David Brooks, um colunista do New York Times disse: “Avatar é uma excelente fantasia racial. Repousa sobre o estereótipo de que os brancos são racionalistas e tecnocráticos coloniais, enquanto as vítimas são espirituais e atléticas.”
O professor e autor de cinema, Donald Bogle, disse que ele consegue entender por que as pessoas ficam perturbadas por Avatar, mas não chegou a chamar o filme de racista. “É um filme com certo tipo de distorção“, declarou ele.

Parte do texto: O Buteco da Net

Um comentário:

Britto disse...

Tem uns fanáticos que exageram...

Amaral, passa lá no O&O que você recebeu um selo!

Abraço,
Britto.