O que você procura?

terça-feira, 17 de novembro de 2009

"Turma da Mônica" rompendo barreiras

Um novo personagem de Maurício de Sousa está gerando polêmica e diversos comentários no Twitter do escritor. Caio, apresentado como o novo amigo de Tina em "O triâgulo da confusão", título da 6ª edição da revista lançada pela Panini, é o primeiro personagem aparentemente gay criado pelo renomado autor.
Na história, Caio deixa outros personagens surpresos quando se diz comprometido, apontando um outro rapaz [confira abaixo]. Tina, criada nos anos 60 e que hoje estuda jornalismo, aproveita e faz um dircurso contra o preconceito. Caio, aos poucos, vai ganhar mais espaço nas histórias.


Em outras publicações Maurício de Souza já deu outros passos para acabar com o preconceito. Já foram criados personagens deficientes visuais e cadeirantes.

Veja o que Maurício falou sobre a publicação em seu microblog:"A revista 'Tina' é uma nova publicação dirigida a um público adulto jovem, não tem nada a ver com a Turma da Mônica ou o público infantil ou infanto-juvenil", escreveu Mauricio de Sousa em sua página no Twitter. "A história que está provocando celeuma deve ser lida e interpretada pelo leitor."

"Repito, a revista 'Tina' é uma nova publicação dirigida a um público adulto jovem. Lida a história, feita a interpretação, daí sim, comentários e críticas poderiam ajudar para falarmos a língua de uma sociedade esclarecida, lembrando que publicações dirigidas a faixas de idade diferenciadas podem e devem tratar qualquer assunto de maneira adequada ao seu leitor", escreveu.

"Na TV, no cinema, nas revistas das bancas, há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações? Mas uma coisa vai se manter em todas as nossas produções: o respeito pelo ser humano. Pela pessoa. E a elegância no trato de qualquer tema", comentou o autor.

Fontes dessa postagem: Gazeta On-line / G1 Pop e Arte.

2 comentários:

J. Júnior disse...

Um grande avanço nos quadrinhos nacionais, na minha opinião! Só o Maurício mesmo para tomar uma iniciativa dessas! Parabéns a ele!
Tomara que as outras publicações sigam o exemplo para que todas as formas de preconceito pelo menos diminuam!

Amaral disse...

É uma excelente forma de quebrar os clichês que envolvem a nossa atrasada sociedade. Parabéns ao Maurício.