O que você procura?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Do fundo do Baú


Oi, pessoal!
Terça-feira é dia de revirar O Baú de Leitura e trazer sempre boas opções de livros aos leitores do Portal. Para quem gosta, este é um espaço para a troca de idéias. Já para quem não gosta, aí está uma boa oportunidade de conhecer excelentes autores e se aventurar por histórias emocionantes!
Pistas de uma aventura
Na coluna de hoje, Tom Saweyr Detetive é o grande destaque. A trama foi escrita por Mark Twain e publicada pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1896. A partir daí, vem sendo lida por crianças, jovens e adultos no mundo inteiro. Por que se mantém sempre atual e agrada a pessoas de todas as idades e de todos os lugares do planeta, Tom Sowyer Detetive é um clássico da literatura.
Mas, ainda que a minha, a sua, a nossa tataravó possam ter lido livros de Mark Twain, houve uma época em que as obras do autor foram proibidas no Brasil. Conto-lhe como foi: A escritora Cecília Meireles, a quem você já deve conhecer, inaugurou em 1934, no Centro Infantil do Pavilhão Mourisco do Rio de Janeiro, a primeira bibliotecca infantil do Brasil. Três anos depois, a biblioteca foi fechada pelo presidente do Brasil, Getúlio Vargas, porque, segundo os censores do presidente, havia livros na biblioteca que prejudicavam a formação das crianças. imagine você, que usaram o livro As aventuras de Tom Sawyer como prova do crime. Ainda bem que os tempos são outros! Assim, ningúem fica proibido de ler narrativas interessantes só porque os personagens são parecidos com gente de carne e osso e não com santos.
As personagens principais de Tom Sawyer Detetive são dois garotos. Você já sabe que um deles, o detetive, se chama Tom; o outro, Huck, acompanha as investigações de Tom e é ele quem conte a história. Por causa da "febre da primavera", Huck e Tom estava aborrecidos e queriam coisas novas, viajar para terras estranhas. A oportunidade aparece com o convite para visitarem o Tio Silas. A partir daí, há muita ação na narrativa e ela também agrada porque Huck a conta como se estivesse converssando com a gente. Esse qualidade do livro se deve ao autor do texto original, Mark Twain, e está presente na adaptação do escritor Carlos Heitor Cony.
Bem, Tom e Huck se livraram da monotonia viajando em um barco que os levou até a fazenda do tio, onde viveram situações marcadas pelo suspense. Você também pode realizar seu desejo de experimentar a emoção de perseguir, nos fios da narrativa, as marcas do crime, as pegadas do assassino, as contradições de seus cúmplices... Embarque nas páginas deste livro e seja o detetive que segue as pistas de uma aventura!
Sobre Mark Twain:
Mark Twain, escritor norte-americano, é o pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens. Ele nasceu em 1835, na cidade de Florida, no estado do Missouri, mas viveu até a adolescência em Hannibal, uma cidadezinha junto ao rio Mississippi. A partir de 1835, viajou pelos Estados Unidos e trabalhou como tipógrafo, timoneiro, minerador, editorialista e conferencista.
Mark Twain escreveu vários livros, entre eles, As aventuras de Tom Sawyer, As aventuras de Hucklemberry Finn, em que recria suas vivências junto ao Mississippi, e Tom Sawyer Detetive. O escritor morreu em 1910.
Conheça:
Funcionando desde de 30 de Outubro de 2007, o SebosOnline.com é um portal criado para todos os Sebos, Livreiros e clientes, que é uma excelente ferramenta de busca e comercialização de Livros, Gibis, CDs, VHS e Discos de Vinil tanto novos, como seminovos e usados, raros e esgotados através da internet.
Atualmente, o SebosOnline.com possui mais de 300 sebos, vendendo um acervo de mais de 1 milhão de produtos.
>>Para saber mais, acesse: www.sebosonline.com.
E aí? Gostou da dica de leitura de hoje?
Indique através dos comentários algum livro do qual deseje conhecer mais!
Próxima semana estaremos com mais um ótimo livro!
>>Fonte: Juracy I. A. Saraiva
Professora da Universidade Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - e organizadora do livro Literatura e Alfabetização: do plano do choro ao plano da ação.

Um comentário:

hardagh disse...

Acabou de sair uma nova edução para jovens de Tom Sawyer pela editora do Brasil. O livro está escrito em ingles e português.