Olá, internautas! Para quem gosta de bons livros estréia nesta terça-feira "O Báu de Leitura". E para quem não gosta, aí está a oportunidade de conhecer excelentes autores e se aventuras por histórias emocionantes!
Bem, na estréia da coluna reservei para vocês o livro "A Maldição do Espelho" da consagrada "rainha do crime" Agatha Christie. É uma trama envolvente que só lendo mesmo para saber. Sem mais demora, confiram a sinopse:Gossington Hall, antiga mansão vitoriana já mudara de mãos uma ou duas vezes. Agora, pertencia a Marina Gregg, famosa e linda estrela de cinema que resolvera adotar para sempre com o marido a tranqüilidade da região campestre inglesa. E queria fazer de Gossington Hall um verdadeiro lar, o seu lar. Mas logo uma série de apavorantes acontecimentos e assassinatos a faria mortalmente amedrontada querer sair dali de qualquer maneira. Como a Lady de Shalott do poeta Tennyson, a maldição parecia ter se abatido implacável sobre ela.
Conheça a autora:
Nascida Agatha Mary Clarissa Miller em 15 de Setembro de 1890, Agatha Christie é conhecida pelo mundo como a Rainha do Crime e Duquesa da Morte, entre outros títulos. Os seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês além de outro bilhão, em línguas estrangeiras. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos (além de ser minha autora favorita) em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia, e mais que Shakespeare. Ela é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, dezenove peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Agatha foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.
Casou-se pela primeira vez em 1914, com o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores. O casal teve uma filha, Rosalind, e divorciou-se em 1928. Durante a Segunda Guerra Mundial, Agatha trabalhou em um hospital e em uma farmácia, funções que influenciaram seu trabalho: muitos dos assassinatos em seus livros foram cometidos com o uso de veneno. Em 1930, casou-se com o arqueólogo Sir Max Mallowan. Mallowan era 14 anos mais jovem que a escritora, e suas viagens juntos contribuíram com material para vários de seus romances situados no Oriente Médio. O casamento duraria até a morte da escritora. Em 1971 ela recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico.
Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos de idade, de causas naturais, em sua residência - Winterbrook, em Wallingford, Oxfordshire. Ela está enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon. A única filha da autora, Rosalind Hicks, morreu em 28 de outubro de 2004, também com 85 anos, de causas naturais. Os direitos sobre sua obra pertencem agora a seu neto, Mathew Prichard. Dica do Portal:
Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos de idade, de causas naturais, em sua residência - Winterbrook, em Wallingford, Oxfordshire. Ela está enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary, em Cholsey, Oxon. A única filha da autora, Rosalind Hicks, morreu em 28 de outubro de 2004, também com 85 anos, de causas naturais. Os direitos sobre sua obra pertencem agora a seu neto, Mathew Prichard. Dica do Portal:
Pense em uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre onde você pode ver gratuitamente cerca de 25.875 literárias, artísticas e científicas obras em forma de texto, imagens, som ou vídeo e com capacidade para cadastrar 1.500 obras mensalmente. Pensou? Parece impossível, não é mesmo? Mas o Ministério da Educação disponibiliza isso para você!

Esse excelente site de insentivo a cultura brasileira e universal e também a educação, visa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil, além do aprendizado, da cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que pretende preservar os direitos autorais.
No primeiro mês de funcionamento recebeu 60.289 acessos e, desde março deste ano, o volume mensal de acessos triplicou. Em agosto, foram registradas 404.591 visitas, o maior número até agora. De novembro de 2004 até o mês passado, o portal recebeu mais de 2,5 milhões de acessos. Entre as obras mais consultadas estão A Divina Comédia, de Dante Alighieri, com 44.460 acessos; A Comédia dos Erros, de William Shakespeare, com 17.507 acessos; e A Cartomante, de Machado de Assis, que já teve mais de 15 mil acessos.
Além desses fantásticos livros que foram citados acima, o "Domínio Público" possui mais de 732 obras de literatura brasileira! Quer mais? Então divulgue para o máximo de pessoas e acesse: www.dominiopublico.gov.br
Fontes: http://www.wikipedia.org / http://www.bcufrgs.blogspot.com Gostou da nova coluna? Colabore indicando através dos comentários um livro do qual você queira saber um pouco mais. Contamos com VOCÊ! Próxima semana estaremos de volta com mais uma dica de leitura!
3 comentários:
Gosto desse estilo de leitura. Tenho a coleção quase completa de Sherlock Holmes!
De Agatha o único que li foi "Cai o Pano", o último caso de Hercule Poirot. Muito bom e surpreendente!!!
Sobre a biblioteca virtual, já indiquei uma vez no blog. É bom todos divulgarem mesmo, para não perdermos uma ferramenta tão valiosa.
Ela é uma excelente escritora. Nossa, publicar mais de 80 livros e vender mais que Shakespeare...
Legal que você tenha gostado da coluna, Britto.
Já adicionamos o seu link na nossa página. Boa sorte!
Postar um comentário