O que você procura?

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Passe na locadora

O fim de samana está aí, e se você não tem nada programado e não gosta de TV, ainda dá tempo de passar na locadora e pegar um DVD para uma sessãozinha no conforto da sua casa.
É mais se a dúvida bater na hora de escolher o filme, tenho uma dica pra você!
Bem, tenho certeza que você não vai se arrepender se assistir o filme que vou lhe sugerir: o gênio do humor, Charles Chaplin em sua primeira comédia falada, O Grande Ditador! Confira detalhes abaixo:
O Grande Ditador (The Great Dictator / The Dictator - EUA, 1940)
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Jack Oakie, Reginald Gardiner, Henry Daniell, Billy Gilbert, Grace Hayle, Carter DeHaven, Paulette Goddard, Maurice Moscovitch, Emma Dunn, Bernard Gorcey, Paul Weigel, Chester Conklin, Ester Michelson, Hank Mann
Sinopse: Chaplin faz dessa vez dois personagens: o judeu e o ditador. Que são idênticos. O judeu é um ex combatente da primeira guerra, elo tempo à sua vida normal depois de ficar um belo tempo internado em um hospital. Enquanto ele estava internado, muitos acontecimentos mudaram os rumos do mundo: o partido de Adenoide Hynkel toma o poder e faz discursos inflamados, assustando a multidão.
Nas ruas, os soldados invadem as casas dos judeus, agredindo-os, saqueando lojas e exaltando que os arianos são a raça superior. O pobre judeu sofre também por isso. Uma jovem pobre, Hannah, é maltratada, mas acaba socorrendo o judeu que acaba de chegar do hospital, onde esteve internado. A cena em que ela bate uma frigideira na cabeça de Chaplin tornou-se um bailado perfeito: tonto pelo golpe, ele sai "dançando" entre a calçada e a pista, com passos perfeitos.
A defesa acaba não adiantando muito, pois os soldados conseguem pegá-lo e tentam inforcá-lo. Ele só é salvo porque um dos chefes o conhece da guerra, pois foram colegas.
Em outro plano, Hynkel prepara o grande golpe. Depois de uma grande discussão, Hynkel condena os judeus, e as pessoas começam a se esconder. Hannah e seus amigos fogem para Austerlich, onde encontram uma paz transitória. Hynkel tenta acordo com Napaloni, outro ditador. A competição entre os dois torna-se outro ponto chave para o filme, com um sempre querendo ser melhor que o outro. A guerra continua, e enquanto isso Hynkel vai caçar patos. Acaba sendo confundido com um judeu e é preso, depois de levar uns tapas. O pequeno barbeiro, por sua vez, é confundido com o ditador, e caminha para fazer o seu discurso. Ao invés de ouvirem o discurso inflamado do antigo ditador, o que houve é uma exaltação à paz.
Abaixo, algumas fotos dessa hilariante história:

As três últimas imagens são muito marcantes para mim. Muito engraçado assistí-las pela TV e pessoalmente também. Digo isso, pois, durante a última peça produzida pela companhia de teatro da qual faço parte, o espetáculo "1808 - A Invenção do Brasil", que não tem nada a ver com a comédia em questão, o personagem Napoleão Bonaparte, em sua primeira cena, aparece fazendo os mesmos gestos que Chaplin fez ao encarnar Hynkel, com o globo terrestre. Isso porque nos anos dourados do imperador francês, título que ele deu a si mesmo, seu país infuenciava e dominava grande parte da Europa, graças a seu exército gigantesco, comparado apenas com o romano. Brilhante!

E se você quiser mandar sua dica de filme, fique à vontade!

Detalhes da sinopse e ficha técnica retirados do site Webcine

4 comentários:

J. Júnior disse...

Charles Chaplin foi um gênio do cinema! Nunca assisti este filme, mas com certeza desse ser muito bom.
Obrigado pela dica, Amaral.
Abraço!

William Nascimento disse...

Olá, gostei de seu blog. Tb tenho um. www.planoterra.blogspot.com
Gostaria de trocar links com você. Entre em contato comigo: william.xn@hotmail.com Felicidades!

aionr disse...

adorei o blog :)
se der de uma passadinha no jornal tv :)

o grande ditador é um excelente filme, e pensar que a Rede Globo conseguiu os direitos para fazer uma abertura? O Dono do mundo, muito legal o filme, e sempre vale a pena ver de novo.
um abraço

Amaral disse...

Ok, pessoal, Obrigado pelos elogios!

Vou adicionar os blogs de vocês à lista.