Olá, amigos! 

Depois de um tempinho sem atualizações (nossa, falo isso sempre!), voltamos com O Baú de Leitura. Aqueles que gostam de um belo romance policial, envolvendo assassinatos e mistérios, devem conhecer a grande rainha do crime e duquesa da morte (não é a Sônia Abrão...) Agatha Christie. Aqueles que acessam o Portal desde os seus primórdios, devem estar lembrando que é a mesma autora que deu o pontapé inicial na coluna, com o excelente livro "A Maldição do Espelho" . Bem, deixando a conversa de lado, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre "A Testemunha Ocular do Crime" ou "4.50, From Paddington":
Os criminosos deveriam tomar cuidado com as velhas senhoras, cujos olhos cansados tudo vêem, e cujas mentes, conhecedoras da natureza humana, podem supor as piores intenções por trás da mais inocente aparência. O assassino deste romance cai na besteira de estrangular uma mulher em um trem enquanto é observado discretamente pela velha senhora Macgillicuddy. Mas o azar do estrangulador não termina aí, porque a senhora Macgillicuddy é amiga da solteirona Miss Marple, uma simpática Poirot de saias, tão sagaz quanto o grande detetive belga.
Bem, já deu para sentir o gostinho. Como todos os livros de Agatha, este também é cheio de surpresas e grandes reviravoltas, fazendo-nos suspeitar de um certo personagem, depois de outro, até que chega a hora da revelação final, quando as peças do gigantesco quebra-cabeça são encaixadas em seus devidos lugares.

Bem, já deu para sentir o gostinho. Como todos os livros de Agatha, este também é cheio de surpresas e grandes reviravoltas, fazendo-nos suspeitar de um certo personagem, depois de outro, até que chega a hora da revelação final, quando as peças do gigantesco quebra-cabeça são encaixadas em seus devidos lugares.
Sobre Agatha:
Nascida Agatha Mary Clarissa Miller em Torquay, condado de Devonshire, Inglaterra, a 15 de setembro de 1890. Filha de uma casal tipicamente vitoriano, mesmo sendo o pai, Frederick Miller, americano, foi criada segundo a melhor tradição européia. Seus pais tudo fizeram para que ela seguisse uma carreira de cantora lírica ou pianista. Mas Agatha Christie preferia passar o tempo escrevendo poemas e contos.Ela foi educada em casa, onde estudou piano e canto, até que se casou em 1914, com o coronel Archibald Christie, cujo sobrenome adotaria até o final da vida. Quando começa a Primeira Guerra Mundial, ela se alista como voluntária no Exército da Cruz Vermelha. Atuando como enfermeira na Inglaterra, aceita um desafio da irmã: escrever uma história policial em que o leitor não pudesse descobrir a identidade do assassino antes do final da narrativa. Daí surgiu O Misterioso Caso de Styles, que tinha como protagonista um belga chamado Hercule Poirot, inspirado nos vários políticos belgas que se refugiaram na Inglaterra naquela época. Hercule Poirot seria ainda protagonista de uma série de outros livros, se consagrando como um dos maiores detetives já criados. Mas só em 1926 ela conseguiu chamar a atenção do público com O Assassinato de Roger Ackroyd. Algum tempo depois do lançamento deste, Agatha Christie desapareceu misteriosamente. Como em suas histórias, deixou rastros efêmeros, pistas difusas, confundindo toda a polícia inglesa, e provocando sérias suspeitas de estar à procura de promoção de publicidade para uma carreira mal começada. Em 1930, já divorciada e romancista de sucesso, casa-se novamente. Desta vez com Max Mallowan, arqueólogo, como quem viaja pelo Oriente. É dessas viagens que ela tira inspiração para vários livros de sucesso como: Morte no Nilo, Intriga em Bagdá e outros.

Criou também outros personagens, como a já citada Miss Jane Marple, uma simpática velhinha profunda conhecedora da natureza humana, moradora da pequena Saint Mary Mead. A estréia de Miss Marple ocorreu no livro Assassinato na Casa do Pastor.Seus mais de 80 livros publicados venderam mais de 1 trilhão de cópias em todo o mundo, fazendo de Agatha Christie a maior escritora de romances policiais de todos os tempos. Agatha Christie morreu no dia 12 de Janeiro de 1976 e seu marido 2 anos depois.Curiosidade:

A história de Agatha também virou série. A BBC e ITV também adaptaram o romance.

O sucesso de "A Testemunha Ocular do Crime" foi tanto, que a trama virou filme, datado de 1961. Com a direção de George Pollock, Margaret Rutherford encarnou Miss Marple, que, junto com seu marido na vida real Stringer Daves, perpertuou a brilhante obra. Confira um trechinho que achei no YouTube:
A história de Agatha também virou série. A BBC e ITV também adaptaram o romance.
Dica do Portal:
O blog As Aventuras de Tintim, do nosso parceiro Pedro Britto, responsável também pelo blog Opiniao e Opção, traz aos leitores a oportunidade de ler on-line, "Tintim e a Alfa-Arte" finalizado, colorido e traduzido. Criado por Yves Rodier, e não por Hergé, autor de Tintim e dos demais personagens, a história é publicada semanalmente pelo blog, mantendo nomes dos personagens e o contexto geral. Além deste grande favor que o nosso amigo faz aos fãns de Tintim, curiosidades e informações sobre a página (já está na oitava) publicada são adicionadas.
É só acessar: www.asaventurasdetintin.blogspot.com e conferir!
Como é a primeira coluna do ano, resolvi caprichar na informação. Até quando Deus permitir!

É só acessar: www.asaventurasdetintin.blogspot.com e conferir!
Como é a primeira coluna do ano, resolvi caprichar na informação. Até quando Deus permitir!
4 comentários:
Oi, Amaral!
Obrigado pela divulgação. Aproveitando, sugiro uma troca de links. Em breve o blog Tintim trará uma superpromoção para os fãs.
Valeu!
Britto
Opinião & Opção
Amaral, o que aconteceu?
Postar um comentário