O que você procura?

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O Melhor dos Filmes: Ed Harris renova faroeste em 'Appaloosa'




Por Neusa Barbosa, do Cineweb
Sem pretensão a reinventar o gênero, Ed Harris realiza um faroeste competente em "Appaloosa - Uma didade sem lei", sua segunda experiência como diretor. A primeira foi em 2000, com o drama biográfico "Pollock", sobre o pintor Jackson Pollock, que rendeu um Oscar de atriz coadjuvante para Marcia Gay Harden.

"Appaloosa" é baseado em livro de Robert Parker, e teve o roteiro escrito por Ed Harris e Robert Knot
Ator veterano, com quatro indicações ao Oscar, a última delas como coadjuvante em "As horas" (2002), Harris multiplica-se aqui como ator, diretor, co-produtor e co-roteirista neste filme em que é o protagonista, mas deixa o posto de herói para Viggo Mortensen ('O senhor dos anéis"). O filme entra em cartaz apenas em São Paulo.
Mortensen dá um show de sutileza na pele de Everett Hitch, o fiel, calado e bom de tiro assistente do ainda mais sisudo xerife Virgil Cole (Harris). Hitch sempre está de olho vivo e dedo no gatilho de uma imensa espingarda quando os vilões estão por perto. O maior deles, o rancheiro Randall Bragg (Jeremy Irons, de "Império dos sonhos").
Novas leis
Conflito básico: no ano de 1882, a cidade de Appaloosa está atormentada por Bragg e seus bandoleiros, que ditam sua lei e matam quem querem. Cole e Hitch são contratados para impor uma outra ordem, depois que o último xerife sumiu - e nem seu corpo foi encontrado.
A nova dupla começa impondo um novo conjunto de regras, que é colado atrás da porta do novo xerife. Na lista fala-se de tudo, até da proibição de portar armas na cidade. Fica claro que o chefão Bragg não vai se conformar com isso.
Enquanto o grande confronto não chega, quem desembarca na cidade é uma viúva, Alison French (Renée Zelwegger, de "Miss Potter"). Uma estranha no ninho, cuja função na história vai se esclarecer bem adiante. Antes disso, o coração endurecido do xerife balança forte por ela.
Baseado em livro de Robert Parker, o roteiro de Harris e Robert Knot reserva uma boa cena de tribunal - com direito a discurso inspirado do réu Bragg - e diversas reviravoltas. Não decepciona os fãs de clássicos do gênero nem espanta os não tão apegados assim. A violência não é excessiva mas surge em todas as cenas onde se poderia esperar.
* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb.
Prepare-se! Mais filmes aguardam você nos cinemas mais próximos!
Entre Lençóis: Paula e Roberto se encontram em uma boate e vão para um motel. Eles passam horas conversando, e a curiosidade aos poucos dá lugar a um envolvimento sincero.
A Lista - Você Está Livre Hoje?: Advogado introduz auditor em um seleto clube de encontros anônimos entre altos executivos e executivas. A situação do auditor se complica quando uma das mulheres com quem teve um encontro é assassinada.
Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?: Blake Morrison precisa lidar com a doença terminal de seu pai Arthur e sua iminente morte. As lembranças de Blake de tudo o que foi divertido, constrangedor e irritante sobre sua infância e adolescência se misturam com cenas enternecedoras e emocionantes do presente, conforme ele luta para ficar de bem com seu pai.
A Fronteira da Alvorada: O filme acompanha o relacionamento entre o fotógrafo François e a atriz Carole. Ela é casada, mas seu marido vive nos Estados Unidos. Quando ele volta, François evita encontrar-se com Carole novamente, o que provoca um fim trágico na relação dos amantes. Tempos depois, François conhece Eve, mas a imagem de Carole vem atormentá-lo.
Colegiais em Apuros: Três amigos de colégio visitam o campus de uma universidade local como futuros calouros. Lá, a turma dos bagunceiros do campus, liderada pelo mulherengo escocês Nick Zano, decide recrutar os três garotos como e sujeitá-los a humilhações sem fim para, em troca, garantir aos três o acesso ao mundo das festas universitárias.
Para quem curte, essas são boas opções que invadem as telonas neste final-se-semana prolongado.
Voltamos na semana que vem. Até lá!

Nenhum comentário: